Existem muitas dores que afligem atletas e desportistas em geral, sendo algumas tem características que chegam a ser confundidas com outras patologias.
O termo pubalgia denomina dor no púbis(o osso que se localiza no final do músculo do abdômen, sob a região genital, fazendo parte do osso do quadril.
A dor na região do púbis ou da virilha é muito comum em atletas e pode ser aguda ou cronica , atinge principalmente jogadores de futebol e tênis.
Os sintomas da pubalgia é a dor bem localizada na virilha e pode acometer apenas um ou os dois lados, normalmente ocorre durante a corrida (ou outro desporto), mas se o atleta continuar a correr a dor pode aparecer durante outras atividades como sentar-se, levantar-se, subir e descer escadas, agachar, chute entre outras.
Se houver irradiação da dor, o atleta pode sentir incomodo na região do abdômen inferior, adutores, região genital e lombar, caso haja associação com alterações da articulação sacroilíaca.
Quanto mais demorado for o inicio do tratamento maior será o tempo de recuperação. Quando diagnosticado e tratado rapidamente o atleta tem a possibilidade de não se afastar dos treinos e jogos tendo apenas seu treino modificado até uma recuperação total.
O tratamento para a dor na virilha decorrente da hérnia inguinal é, na maioria das vezes, cirúrgico. Já o tratamento para pubalgia decorrente das alterações musculares e ósseas é conservador. Esse é o principal motivo para uma abordagem mais aprofundada.
O trabalho de prevenção das patologias do púbis vem com exercícios de prevenção simples mais que tem uma finalidade muito importante para os atletas, e também tem o tratamento da fisioterapia que consiste em diminuir a inflamação e a dor, aumentar a resistência do tendão ou tendões acometidos, restabelecer o equilíbrio muscular, melhorar a estabilidade do quadril e da coluna.
Então, de valor a prevenção da pubalgia, principalmente em jogadores de futebol, a pubalgia é uma lesão séria que pode deixar um atleta fora dos campos por até 2 meses ou mais, por isso a importância com exercícios diários.
Exemplo: Exercício 2 - Ponte c/ Elevação do Quadril
Nenhum comentário:
Postar um comentário